inbound marketing para empresas de tecnologia

Não faltam razões...

Antes de entrarmos no assunto técnico, faremos uma breve descrição sobre o Inbound Marketing para empresas de tecnologia, com foco em quem ainda não entende o contexto. Se este não é aplicado para você, fique à vontade para passar para o próximo tópico!

Por meio de conteúdos que despertam interesse, o Inbound Marketing para empresas de tecnologia traz seu público-alvo para sua audiência, transformando cada um dos interessados em um potencial cliente: quem vai até você e procura pela sua oferta e quer ouvir um pouco mais sobre o seu produto ou serviço.

O Inbound Marketing leva a mensagem ao público-alvo utilizando ferramentas como, SEO (Search Engine Optimization) e Redes Sociais, capacitando o negócio em atrair visitantes regulares para suas mídias digitais, sendo elas sites, blogs e redes sociais com o objetivo de converter esses visitantes em Leads. Após essa captação (Leads/Contato) nutrimos as mesmas com conteúdos relevantes para então torná-lo cliente.

O trabalho não acaba quando o cliente faz a compra do seu produto/serviço. O intuito é continuar encantando o cliente, fidelizando-o e transformando-o em um promotor da sua marca. Para empresas de tecnologia, com tantas complexidades, o Inbound Marketing é extremamente eficaz. Comunicar-se com o público-alvo da forma que ele entenda, o ajudará a ter a solução para um problema.

Se sua empresa é capaz de resolver esse problema e consiga transmitir isso de forma clara ao seu potencial cliente, você está a frente da sua concorrência. Indo mais a fundo, empresas de tecnologia precisam fazer mais do que oferecer soluções ou produtos. Elas precisam conseguir demonstrar que realmente entendem do que estão oferecendo.

Se seu negócio é capaz de atender a necessidade dos clientes nesse sentido, o resultado virá com compradores mais seguros e, consequentemente, promover o que você pode entregar.

Com o Marketing de Captação, você gera mais confiança, aumentando as chances de fechar novos negócios e convertendo esses clientes em multiplicadores da sua marca, dispostos a divulgá-la, ou seja, além de ser mais barato comparado ao marketing tradicional, o Inbound Marketing traz retorno contínuo e previsível, permitindo medir resultados e ter o controle de onde veio o seu prospect (via Google ou Redes Sociais).

Você pode também direcionar estratégias de anúncios para onde está dando o melhor resultado. Ao contrário do Marketing tradicional via TV, Outdoors ou rádio, onde você aumenta suas vendas, mas não consegue medir de onde ela veio.

Agência Colina

Certamente há inúmeros motivos e muitas vantagens em se implantar o Inbound Marketing em Empresas de Tecnologia. Vamos elencar 3 excelentes motivos abaixo:

1- Ao adotar o Inbound Marketing, sua empresa passa a ser vista como referência de mercado:

Aplicando a metodologia corretamente, sua empresa terá maior facilidade em conquistar palavras-chave estratégicas do seu nicho, ficando bem posicionada nas buscas orgânicas e pagas, e ser vista como referência na sua área de atuação. Inclusive, quando um prospect busca por soluções de seus concorrentes;

2- O Inbound Marketing funciona muito bem como esforço complementar às ações do seu time comercial que são limitadas ao horário comercial:

Prospectando potenciais clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, empresas que adotam o Inbound Marketing são capazes de medir os esforços e resultados de campanhas de forma mais eficiente, permitindo aos gestores medir o impacto e o retorno de cada campanha. Este é um diferencial muito importante dentro de um mercado extremamente competitivo;

3- Excelente relação custo benefício: A princípio, pode parecer alto o investimento em Inbound Marketing, mas a adoção do mesmo possui um excelente custo benefício, sendo muito menor quando comparado ao marketing tradicional. 

Lembre-se: estes são apenas alguns exemplos dos motivos pelos quais  a adoção do Inbound Marketing é importante e faz a diferença para empresas de TI. Existem muitas outras, algumas você vai conferir aqui mesmo. Não perca! Vamos lá!

Quando iniciar?

Mesmo sendo um benefício grande para empresas de todos os portes e segmentos, o Inbound Marketing pode não efetivo dentro de alguns contextos. 

Não adianta “mergulhar de cabeça” nessa estratégia sem saber o momento certo para executá-la, ou seja, como todo investimento estratégico, o Inbound Marketing tem a hora certa para ser implementado.

Empresas que ainda carecem de processos comerciais bem definidos, podem demorar para captar os resultados e se frustrarem com a metodologia. 

Implementando estratégia

Existem diferentes formas de iniciar a implementação de um projeto de Inbound Marketing. A implementação do Inbound Marketing na sua empresa exige um bom planejamento para que você obtenha sucesso. Especialistas em Inbound Marketing para empresas de tecnologia, elaboram o planejamento a partir dos seguintes pontos:

  • definição do objetivo de venda;

  • definição do público-alvo;

  • análise de mercado;

  • definição dos canais;

  • estratégia de conteúdo;

Definido o objetivo de vendas, a equipe irá trabalhar na definição do público-alvo, e verificar os canais (blog, redes sociais, etc.) mais adequados para a divulgação de conteúdo ao público-alvo.

Um caminho bastante comum, independente do tamanho da sua empresa, é o investimento em mídias pagas, em paralelo à estratégia de conteúdo.

Impulsionar alguns materiais pode acelerar o surgimento de resultados consistentes de forma mais rápida. Tráfego pago em mídias sociais, SEO no seu site, e-mail marketing e outras opções serão muito bem-vindas nesse início.

Agência Colina Digital - Empresas de Tecnologia

Ao acessar esses conteúdos, os visitantes fornecem dados que se traduzem em informações sobre leads, conversões e fechamento de negócios, que servirão para alimentar o funil de vendas que é a representação da jornada de compra do cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda, defini o tipo de conteúdo.

Fases do funil de vendas

Topo de funil: lida com quem está no primeiro contato com a empresa e ainda não sabe a fundo da necessidade de uma solução. Estes potenciais clientes precisam ser nutridos e estimulados, para que passem para as próximas etapas.

Para empresas do segmento de tecnologia, isso significa, apresentar novas tecnologias relevantes para seus clientes ou oferecer textos introdutórios sobre um determinado tema.

Meio de funil: Esses já sabem que possuem um problema, e estão considerando a contratação de uma solução. Conteúdos que apresentem os produtos e serviços que você oferece são ideais. Quando se trata da área de TI, os conteúdos para o meio do funil em geral devem focar na resolução de problemas e nos desafios que a maioria das empresas têm em comum. E o mais importante, traduzir a linguagem técnica de uma forma que ele entenda. 

Fundo de funil: Esses são os leads qualificados, que já passaram por todas as etapas anteriores, e já sabem que precisam contratar uma solução, ou seja, é a hora de mandar esse potencial cliente para o seu CRM e seu time Comercial. 

O funil de vendas possui métricas importantes: um bom parceiro deve atualizar sua empresa periodicamente sobre a performance e ROI (Retorno sobre Investimento), que representa o resultado que seu esforço de marketing gera em termos de receita.

Tudo isso irá alimentar as equipes de marketing e vendas que, alinhadas, decidirão quais leads seguir. Está ai um grande diferencial da nossa agência, nós não entregamos simplesmente um Lead qualificado, mas também orientamos o time de vendas na melhor abordagem a cada um deles. Participamos ativamente do processo, a partir dai é trabalhar forte na venda

Personas

Para ter uma experiência relevante, é preciso conhecer o público-alvo: pessoas que se interessam pela solução da sua empresa. Para isso, é preciso criar os perfis de personas: a representação do público, gerada por meio da análise de clientes reais.

Por exemplo: nós, da Agência Colina, temos como público alvo empresas de tecnologia, onde somos especialistas. Ao criarmos e divulgarmos nossas serviços, nos baseamos em diversas personas, como CEOs, diretores, gerentes que buscam implementar o Inbound Marketing em sua consultoria ou revenda de TI (entenda nosso trabalho AQUI).

Existe um caminho a percorrer, por isso, a maioria das empresas prefere contratar parceiros especializados, que possuam experiência na condução deste processo, já que elas não têm a experiência necessária. 

Uma vez definida a persona, a empresa estará ciente de quem são seus clientes e os criadores de conteúdo podem trabalhar com um direcionamento detalhado.

Jornada de compra

Tradicionalmente, a jornada de compra se divide em 4 etapas fundamentais:

Aprendizado e descoberta: estágio inicial, portanto precisa ser exposto a conteúdos que revelem os principais problemas de seu segmento;

Reconhecendo um problema: agora o potencial cliente já sabe que possui um problema, mas precisa de conteúdos claros que o ajudem a identificar e enxergar a solução;

Considerando o problema: nesta etapa, os conteúdos devem se aprofundar na dor do cliente e trazer as principais alternativas para saná-la;

Decisão de compra: é a hora de agir, expondo os benefícios e diferenciais que sua empresa oferece. Eles funcionarão como um “gatilho” para a decisão de compra.

Empresas de tecnologia possuem peculiaridades.

O fato é que as vendas de soluções tecnológicas possuem um ciclo mais complexo – especialmente quando se trata do segmento B2B, no qual atua grande parte das empresas fornecedoras de tecnologia. 

Por serem muito específicas e exigirem grande racionalidade por parte dos compradores.

Por isso, as empresas precisam educar seus clientes antes de vender, utilizando uma das facilidades mais conhecidas do Inbound Marketing: o Marketing de Conteúdo.

O grande diferencial da Agência Colina é justamente esse: nossa experiência no mercado e profundo conhecimento da área nos permite persuadir o cliente a identificar a sua “dor” de forma clara e objetiva.

Desenvolvendo marketing de conteúdo

É preciso esclarecer: Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são assuntos distintos. O Marketing de Atração utiliza diversas ações de marketing digital. 

O Marketing de Conteúdo é uma delas, destinada a criar, publicar e promover conteúdos personalizados. Este último representa uma necessidade no ramo de TI, que precisa não apenas de novos leads, mas de didática e conteúdo atrativo para educá-los.

O marketing de conteúdo, é desenvolvido por um time de experts, e será de grande ajuda quando o objetivo é gerar leads qualificados e estabelecer sua autoridade em seu segmento.