inbound marketing

Como tudo começou...

Em 2006 a Hubspot cunhou o termo “Inbound Marketing” para definir o que podemos chamar de “Marketing de Atração”.

A Hubspot percebeu através de muito estudo e milhares de testes um padrão de comportamento que as pessoas manifestam quando decidem comprar algo.

Basicamente, o Inbound Marketing é a aplicação de técnicas de marketing e persuasão que ativam gatilhos nas pessoas através da criação de conteúdo de qualidade para as levarem a tomar a decisão da compra.

É, no entanto, um processo. Não se trata de conquistar clientes “a rodo” como dizem, mas um processo que levará as pessoas do estágio de ignorância ou desconhecimento sobre um determinado produto ao estágio de divulgadoras do mesmo.

O grande trunfo do Inbound Marketing é que o processo consiste em atrair prospectos altamente segmentados e qualificados, ou seja, você não perde tempo e nem dinheiro trabalhando a esmo, tentando conquistar todo mundo, mas apenas pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço.

O objetivo dessas técnicas é transformar seu empreendimento em autoridade no seu segmento de atuação. E isso é possível com a produção de conteúdo relevante e de qualidade.

No entanto, há de se prestar atenção em um detalhe que fará TODA a diferença: autoridade para quem? Não basta se tornar autoridade, e sim, autoridade para o público certo.

Imagine uma churrascaria gaúcha, considerada a churrascaria que prepara a melhor picanha do Brasil. Essa churrascaria é considerada a maior autoridade nesse tipo de carne indiscutivelmente. Certamente isso é maravilhoso, porém, somente para quem aprecia picanha.

Um vegano passará em frente à churrascaria e toda a autoridade conquistada no preparo de picanha será completamente irrelevante para essa pessoa. Assim como para quem só come carne branca, por exemplo.

Por isso é necessário aplicar uma série de técnicas para atrair o público certo para o seu negócio, de modo que sua autoridade seja o diferencial que fará esse potencial cliente que nós denominamos “Persona”, adquirir os seus produtos e ou serviços.

Agência Colina Digital - Saiba tudo sobre Inbound Marketing

Conhecendo o seu negócio

Pode parecer redundância, mas de suma importância é o conhecimento do seu negócio, seu nicho de atuação, seus concorrentes, onde eles estão posicionados, onde sua empresa se encontra nessa relação, o nível de especificidade e segmentação do seu negócio, como seus potenciais clientes se comportam, suas dores, como tentam solucionar seus problemas, quanto estão dispostos a gastar para ter seus problemas solucionados, etc…

Com base nesse conhecimento as estratégias são definidas, já que cada produto ou serviço resolve problemas e dificuldades específicas, as quais chamamos de “dor da sua persona”.

A “dor da persona” é sempre uma necessidade que ela tem. Ocorre que muitas vezes, ela nem sabe que tem tal “dor” e precisa ser despertada para esse fato. Já há outras personas que sabem que têm a “dor”, mas não sabem como resolvê-la, e por fim, há as personas que sabem que têm a “dor” e sabem como resolvê-la; estão apenas esperando a oportunidade. É aí que o Inbound Marketing faz a diferença!

Agência Colina Digital - Técnicas de Inbound Marketing

Descobrindo o cliente ideal

Que estratégias você usa para alcançar seus clientes? Em que direção você tem mirado seus esforços? Quão assertivas têm sido suas tentativas? Você sabe como atrair o público ideal para o seu negócio?

Essa é a grande dificuldade de mais de 90% das empresas que estão na internet. Não basta ter um site maravilhoso, contas no Facebook, perfis no Instagram, LinkedIn, Whatsapp Business, etc. É necessário saber como atrair o público certo para o seu negócio.

Você já percebeu a quantidade de anúncios irrelevantes para você existem na internet? Pois, é… esses anúncios são irrelevantes para você, mas não para outras pessoas. E é aí que está o segredo do Inbound Marketing para a sua empresa.

“Persona”, é a representação do cliente ideal para a sua empresa, ou seja, através de uma descrição detalhada sobre um potencial cliente, você cria uma imagem de uma pessoa real com suas dores e necessidades.  Através dessa “persona” é que se inicia o processo de atração, conquista e manutenção de um cliente.

A produção de conteúdo

Aqui está o grande segredo do Inbound Marketing. É na produção de conteúdo de valor para o seu público alvo, definido pela sua “persona” que você vai produzir o conteúdo para chamar a atenção, nutrir e cativar seus leads.

Você tem várias ferramentas à disposição para esse trabalho e duas maneiras muito eficazes de fazer isso é através de campanhas automatizadas de e-mail marketing e a criação de um Blog para a sua empresa.

Conheça algumas das técnicas mais utilizadas para a obtenção de bons resultados:

1- Ofereça conteúdos que vão além do convencional;

2- Produza conteúdos em diversos formatos diferentes;

3- Faça variação das mídias onde se oferece os conteúdos;

4- Conduza o lead a sair da zona de conforto.

Aplicando o método

É de primordial importância utilizar as ferramentas certas para que a estratégia seja bem sucedida. Embora seja possível alcançar bons resultados (sem chance de serem replicados) “na sorte”, a estratégia correta aplicada com as ferramentas adequadas garantirá consistência e bons resultados por muito tempo.

A segmentação do público é uma das mais eficientes formas de conquista no Marketing Digital. Bons resultados não vêm por acaso. É fruto de uma estratégia bem elaborada, planejamento assertivo, investimento nas ferramentas certas e uma equipe capacitada para a execução das tarefas.

Se você precisa melhorar os resultados da sua empresa, quer torná-la referência no seu mercado e não quer errar, a equipe da Agência Colina Digital terá o prazer de ajudar a sua empresa a alcançar um outro patamar de excelência a nível nacional, quiçá até mesmo internacional. Entre em contato conosco e vamos conversar.