É fundamental para o crescimento e visibilidade da startup um excelente trabalho de Marketing Digital, de modo que a empresa esteja sempre em evidência e às vistas do povo, gravada na mente das pessoas.
A grande vantagem do Marketing Digital sobre o Marketing Tradicional é que pode-se alcançar resultados muito expressivos com investimentos muito menores. Enquanto os anúncios impressos e na tv podem custar milhares de reais, um anúncio online pode custar apenas algumas centenas de reais.
Além disso, um blog pode atingir milhares de leitores pelo custo de criação de artigos e pelo pagamento de um servidor. O marketing digital permite que as startups alcancem novos clientes e desenvolvam relacionamentos por uma fração do custo do marketing tradicional.
Veja abaixo algumas maneiras que o Marketing Digital ajuda startups a encontrarem sua persona, ou seja, o público ideal, comunicarem-se com ela, entenderem como ela age e assim elaborarem estratégias adequadas e personalizadas para o público alvo.
1- Pesquisa econômica do cliente: Empresas tradicionais e consolidadas têm anos de pesquisas e mapeamento dos clientes ideais. Elas conhecem muito bem o perfil das pessoas que compram seus produtos e também as tendências de comportamento delas.
startups não têm uma base de dados tão robusta, mas têm as ferramentas do Marketing Digital, que possibilitam realizar as mesmas pesquisas com a mesma eficácia de qualquer gigante do mercado. É possível concorrer de igual para igual com elas.
2- Envolva seus clientes: Campanhas realizadas no Twitter, posts em mídias sociais, lives, conferências online são excelentes oportunidades de envolver seus prospectos de forma direta.
Essas ferramentas do Marketing Digital, promovem relacionamento e transmitem a sensação de que prospectos e clientes têm uma relação individual com a empresa. Isso é excelente porque, uma vez criado o relacionamento, é necessário apenas um mínimo de esforço para que a startup mantenha essas pessoas ligadas a si.
Além de envolver os clientes, as campanhas de mídia social também ajudam a direcionar o tráfego para o site da empresa e comercializar novas ofertas.
3- Métricas impulsionam o sucesso: Você sabia que existem mais smartphones do que pessoas no Brasil? Pois é… O fácil acesso à internet através dos dispositivos móveis e de computadores, torna o Marketing Digital indispensável para as startups.
O Marketing Digital fornece métricas em tempo real para a startup avaliar o sucesso de sua campanha.
Em vez de tentar adivinhar o número de leitores de jornal que viram um anúncio impresso, a startup usa ferramentas que permitem saber imediatamente quantos espectadores estão lendo e interagindo com seus anúncios
É possível identificar que dispositivo acessou a publicação, em quantos e quais links clicaram, de que cidade, estado ou país acessaram e muito mais.
4- A abordagem correta: O marketing digital permite que todos os aspectos dos anúncios, emails e conteúdo sejam integrados uns aos outros. Desde a criação de um site até a publicação de um webinar, essas técnicas devem ser planejadas com antecedência para que sejam eficazes.
Crie um site para apresentar a sua marca, produza conteúdos em vídeos, faça campanhas de PPC (Pay Per Click), invista em mídias sociais, e-mail marketing, seo (fundamental para quem tem orçamento limitado), etc…
5- Site otimizado para dispositivos móveis: A startup precisa de um site otimizado para o uso nos dispositivos móveis.
As pesquisas e buscas por produtos e serviços na internet atualmente são maiores nesses dispositivos do que em computadores. Isso levou a Google a direcionar os mecanismos de pesquisa para esses dispositivos.
Os sites que não são otimizados para essa nova realidade são “punidos” pelos algoritmos dos mecanismos de pesquisa como de pouca relevância e não figuram nos rankings mais altos, ainda que tenham grande procura.
6- SEO: a gigante Google está sempre modificando seus algoritmos de pesquisa para facilitar a vida do usuário.
Muitos pensaram que, com essas mudanças a otimização dos sites para SEO fossem perder a importância, mas não!
Por mais que a Goolge mude seus algoritmos, o SEO ainda é a melhor maneira para os motores de busca decidirem do que trata um site e quão útil ele é.
Enquanto houver mecanismos de pesquisa, eles precisarão encontrar um meio para determinar o tópico e a utilidade de um site. Por enquanto, esse meio, ou essa maneira é o SEO.
7- A produção de conteúdo: Como parte indispensável de qualquer estratégia de Marketing Digital, o conteúdo pode ser uma forma barata e contínua de atrair público e gerar vendas.
Os consumidores desejam encontrar informações sobre os produtos e procurarão por essas informações online.
A oportunidade de transformar a busca pelo conhecimento em uma venda é criada quando alguém visita o site da sua empresa.
Por isso ter um bom site para a apresentação do seu negócio é muito importante e indispensável.
O conteúdo não precisa estar na forma de um blog comum. Infográficos, webinars, GIFs, memes e imagens podem fazer parte da estratégia de conteúdo da startup.
Se algo pode ser curtido ou compartilhado, pode se tornar parte do conteúdo online da empresa. Cada ação nas redes sociais oferece publicidade gratuita e novos clientes em potencial para a startup.
8- Chamada para ação: Onde quer que a startup resolva fazer sua publicidade, uma chamada para ação, ou CTA (Call To Action), é imprescindível. Essa é uma estratégia muito eficaz para que você gere engajamento com sua marca, consiga leads, promova campanhas para esses leads e os transforme em clientes, fãs e divulgadores da sua empresa, marca e produtos.
Essas são algumas das maneiras de uma startup aproveitar as vantagens e o poder do Marketing Digital para se fazer presente na vida das pessoas.
O Marketing Digital permite que startups aumentem a visibilidade, aumentem as taxas de conversão online, reduzam o orçamento de marketing, gerem leads, aumentem as vendas, desenvolvam o conhecimento da marca perante o público, promovam o envolvimento dos prospectos e clientes, influenciem nas decisões de compra, façam análises profundas do comportamento das pessoas e tenham um excelente retorno do investimento.
Além disso tudo, o melhor dessa história é que o Marketing Digital ainda permite que startups disputem o mercado de igual para igual com as gigantes já estabelecidas.
Esses são motivos suficientes para que startups lancem mão do poder do Marketing Digital em sua estratégia de lançamento e crescimento. O Marketing Digital deve estar no planejamento de criação de qualquer startup para que o negócio inicie bem e seja bem sucedido.
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